15 agosto 2010

Concurso de redação em Silva Jardim

O Comperj – Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – e a Vida das Crianças” é o tema do Concurso de Redação que está sendo realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), destinado a estudantes do Ensino Fundamental, dividido entre alunos do 2º ao 5º anos e do 6º ao 9º anos. Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 30/09, através do site www.caminhosparaasustentabilidade.blogspot.com. Haverá prêmios surpresas para os 10 primeiros colocados e menção honrosa do 11º ao 20º colocados. Maiores informações também podem ser adquiridas nas secretarias de cada unidade escolar.

O COMPERJ E A VIDA DAS CRIANÇAS

CONCURSO DE REDAÇÃO

TEMA: O COMPERJ E A VIDA DAS CRIANÇAS

PROMOÇÃO: Universidade Federal Fluminense – Pró-Reitoria de Extensão – Programa Infâncias Urbanas Desfavorecidas, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Centro de Educação Ambiental Gênesis,

Faculdade Batista do Rio de janeiro

APOIOS:

ONU-HABITAT

Rede de Supermercados Makro

Ponto de Cultura Olhar Verde de Gonça a Antares

Aliança Francesa de Niteroi



OBJETIVOS

a) Incentivar a participação dos estudantes nos debates relacionados ao COMPERJ

b)Identificar as demandas das crianças em relação ao empreendimento

PARTICIPANTES

Poderão participar do Concurso, os alunos do ensino fundamental em duas categorias

Categoria I – alunos do 2ª ao 5º ano

Categoria I – alunos de 6º ao 9º ano

NORMAS DA REDAÇÃO:

Mínimo de linhas: 20

Máximo de linhas: 50

PRAZOS

As redações deverão ser encaminhadas pela direção da escola ser EM ENVELOPE LACRADO, escrito CONCURSO DE REDAÇÃO DO COMPERJ até o dia 30.09 10

Endereço para envio: Rua Passo da Pátria, 156, prédio novo, 3º andar, sala 365 aos cuidados de Lourdes Brazil

PREMIAÇÃO

Data: outubro

Local: Universidade federal Fluminense

Publicação dos 20 melhores trabalhos

COMISSÃO AVALIADORA

Será constituída por profissionais integrantes das entidades promotoras

Festa dos 150 anos do nascimento de Antonio da Silva Jardim

Comemoração dos 150 anos de nascimento de Antônio da Silva Jardim
Exposições, apresentações artísticas, trabalhos nas escolas e outras atividades marcarão as comemorações pelo sesquicentenário de nascimento de Antônio da Silva Jardim, patrono do Município, no próximo dia 18/08, na Praça Amaral Peixoto, Casa de Cultura, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal Tiradentes. De acordo com a programação liberada pela Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), a abertura acontecerá às 9 horas com solenidade na Praça Amaral Peixoto (execução do Hino Nacional, pela Banda da Associação Honório Coelho), além de apresentações artísticas.

A partir das 10h30min, na Casa de Cultura, a exposição “Linha do Tempo”, com a apresentação em power point, seguida de Exposição do acervo,Trabalhos das escolas e Coquetel/café. À tarde, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores, premiação aos vencedores dos Projetos “História do meu bairro, história do meu município” e “Os Republicanos” (concurso de redações). Já para a noite, a partir das 18 horas, na Biblioteca Tiradentes (Centro de Ensino Público Municipal Vera Lúcia Pereira Coelho), está previsto um Chá Literário com Atividades artísticas/teatro, apresentação da Tese do Mestrado em História na PUC/SP- 1992, de Mary Ferreira Lopes de Simone – Titulo: “A Historia é Outra: Os Republicanos Revolucionários”. (1889-1893); Mesa Redonda – aberta para discussões e debates, (EJA) e Coquetel.

Quem foi Antônio da Silva Jardim

Tribuno popular, orador brilhante, conferencista e jornalista, o político Silva Jardim destacou-se como o mais atuante propagandista da república. Ele nasceu em Capivari de Cima, depois chamado de Silva Jardim RJ, em 18 de agosto de 1860. Morreu na cidade italiana de Nápoles, em 1º de julho de 1891, quando visitava o Vesúvio e foi tragado por uma fenda que abriu-se inesperadamente junto à cratera do vulcão.